Além de buscar um repertório diversificado de contos, lendas e fábulas de todos os estilos e povos e de criar suas próprias histórias, o grupo Girasonhos desenvolve pesquisa e concepção de trabalhos temáticos, muitas vezes a pedido de escolas e instituições.

Na elaboração destes espetáculos, partimos sempre de uma pesquisa teórica sobre o tema para depois iniciar o trabalho de composição e criação dos efeitos, concepção de figurinos e demais detalhes a fim de acentuar o clima adequado ao tema.

Muitas vezes, contamos com a assessoria de especialistas no assunto desenvolvido e com a participação de músicos e artistas das mais diversas áreas.


1Andanças pelos castelos de Andersen
Classificação: Livre

Esta roda de histórias foi elaborada em homenagem aos 200 anos do dinamarquês Hans Christian Andersen, criador de narrativas e personagens que a gente não esquece. Seus contos falam sobre mundos fantásticos e dificuldades reais, muitas delas vividas por reis, rainhas, príncipes e princesas pelos corredores de castelos majestosos. Através das histórias que compõem este espetáculo, buscamos proporcionar um agradável passeio pelos diferentes reinos criados por este escritor.
1A Arca de Noé
Classificação: Livre

Este espetáculo foi inspirado na obra infantil do poeta Vinicius de Moraes e na adaptação da narrativa "Arca de Noé" publicada por Ruth Rocha. Esta história recheada de poesias, músicas e outras brincadeiras com palavras, narra algumas aventuras e desventuras dos bichos no interior da "Arca", quando, após dias e dias de chuva surgiu o primeiro arco-íris.

1Aventuras e descobertas do bicho homem no Planeta Terra
Classificação: Livre

Este espetáculo faz um passeio lúdico pelo universo da ciência e do conhecimento. Nas histórias: O Menino e a Árvore, O quebrador de rochas e Os três Astronautas abordamos desde questões sobre a conquista do espaço, a relação do homem com o meio ambiente, fenômenos naturais, até questões existenciais do ser humano.
1Mitologia Grega
Classificação: a partir de 7 anos

A nossa intenção nessa apresentação é fazer um verdadeiro mergulho no complexo universo da mitologia grega, de forma leve e lúdica e, através dessas histórias aprender um pouco mais sobre nós mesmos.

1Contos Assombrados Brasileiros
Classificação: Livre

Esta roda de histórias é composta por contos da tradição oral brasileira que, ao mesmo tempo em que provocam sustos e calafrios, são capazes de despertar o riso e o prazer, características sempre presente em nossas tradições populares.
1Contos Encantados da França
Classificação: Livre

Este espetáculo traz desde contos tradicionais franceses até o que há de mais moderno dentro da literatura infantil francesa. Fazem parte deste repertório os contos “Gato de botas” (Charles Perrault), “O par de sapatos” (criada por Pierre Gripare e crianças das ruas de Paris), e “O monstro esquisito” (Henriette Bichonier e Peff).

1Contos de Inverno
Classificação: a partir de 14 anos

Adaptação livre da Peça “Conto de Inverno, composta por William Shakespeare no início do século XVII.

Não faltam encontros e reencontros fantásticos, magia e surpresa, amor e ciúme, traição e arrependimento, questões recorrentes nos principais textos desse autor.
1Contos das Mil e Uma Noites
Classificação: a partir de 7 anos

Essa Roda de histórias é composta por alguns dos contos das “Mil e uma noites”, incluindo o início e o elo condutor desta coletânea maravilhosa, que atravessou séculos e chegou até nós.

1Contos de Horror
Classificação: A partir de 11 anos

O medo é o hóspede mais bem tratado da insanidade, da loucura. É difícil saber se a loucura começa no medo ou vice-versa. Serão contadas duas histórias, ‘’A mão do macaco’’, de W. W. Jacobs, que nos mostra a dor inaceitável da perda de um filho, e ‘’Gato Preto’, do mestre Edgar Allan Poe.
1Contos Russos
Classificação: Livre

As ancestrais histórias e fábulas russas recontadas por Tatiana Belinky trazem ao público um universo ao mesmo tempo familiar e desconhecido. Os feiticeiros, príncipes, e tantos outros já conhecidos de nossas crianças, juntam-se a estranhos personagens da tradição russa.

1Contos de Sabedoria
Classificação: a partir de 7 anos

As lições realmente importantes da vida aprendem-se de forma simples. Contos orientais que nos transportam para longe, no tempo e no espaço, cujos enredos nos instigam a refletir tanto sobre situações corriqueiras, quanto questões existenciais. São eles: Yunus e “Pote Vazio “.
1Contos que Vem do Mar
Classificação: Livre

Aqui, o mar e a vida caiçara são fonte de inspiração e cenário para lendas e histórias repletas de poesia e humor Entre elas o tradicional conto brasileiro “O Barquinho”, uma verdadeira alegoria sobre o medo.

1Elas Fazem Sonhar
Classificação: Livre

Este espetáculo faz uma homenagem a grandes escritoras, contadoras de histórias e poetas para crianças que temos no país: Ruth Rocha, Ana Maria Machado e Eva Furnari.
1Entre na Roda
Classificação: Livre

Este espetáculo propõe uma atividade interativa na qual as crianças participam de brincadeiras cantadas e dançadas da cultura popular brasileira. São brincadeiras de roda, parlendas, cantigas, adivinhas, trava-línguas e outras enroscadas.

1Era Uma Vez o Futuro
Classificação: Livre

Esta roda de histórias é um convite à reflexão sobre a amizade, valores humanos e solidariedade. As histórias que compõem este espetáculo são: João X Sultão de Lia Zats, e “Quando a escola é de vidro”.
1O Coelho Poeta
Classificação: Livre

Era uma vez um coelho que tinha orelhas diferentes, e por causa disto preferiu ficar sozinho.Tornou-se poeta e escritor. Até que um dia uma carta recebida mudou sua história.

Uma linda história de Eva Furnari que nos ensina sobre as diferenças de forma suave e bela.

1Roda dos Tempos
Classificação: Livre

Quantas conquistas, desafios e aventuras vivemos durante um ano, em especial durante a primeira infância! As histórias que compõem este espetáculo falam desse tempo de descobertas, cheio de porquês.
1História dos Orixás
Classificação: Livre

Este espetáculo tem início com um cortejo de Congado e é composto por lendas da tradição afro-brasileira, envolvendo personagens e divindades desta cultura. São narrativas sobre os Orixás: Ifá, o adivinho; os gêmeos Ibejis e Oxossi, o guerreiro.

1Histórias que se Cantam, Músicas que se Contam
Classificação: Livre

A proposta desta apresentação é fazer uma roda de histórias com contos populares do Brasil.

No repertório estão histórias como “Brinquinho de Ouro”, e “O Macaco e a Velha”
1No Colo da Mãe Natureza
Classificação: Livre

Este espetáculo Traz histórias e lendas da tradição indigena brasileira, entre elas “A lenda Criação da noite”, “Jurutaí”, e o poema e cancao “Olha que eu vi”.

1O Circo Chegou
Classificação: Livre

Neste espetáculo, fazemos um passeio pelo universo mágico do circo e da sua relação com a infância e o imaginário infantil. O repertório é composto por histórias tradicionais e de autores contemporâneos como “O Circo da Lua” de Eva Furnari e uma releitura de “Os Saltimbancos” (Os Músicos de Bremem), à partir da versão de Monteiro Lobato.
1O Homem que Plantava Sonhos
Classificação: Livre

Um passeio pelo universo do nosso maior contador de histórias, Monteiro Lobato, procurando realçar o clima de aventura e magia das suas histórias e apresentar, às novas gerações, um pouco da obra de Lobato e suas eternas criações.

1Pra Dentro da Boca
Classificação: Livre

O tema deste espetáculo é alimentação. Abordamos de forma leve conceitos como nutrição, hábitos alimentares e pirâmide alimentar. Todos os conceitos são passados com muita clareza e humor em divertidas histórias criadas pelo grupo.
1Pula a Fogueira
Classificação: Livre

Em todo canto do Brasil, durante todo o mês de junho, são realizadas festas onde não pode faltar fogueira, dança, música, fogos, comidas típicas, brincadeira e folia, muita folia. É disso tudo que contam as histórias que compõem este espetáculo. “A incrível história do casório de Chiquinha Dengosa com Pedrinho Foguetão”e “ A lenda do Bumba-meu-boi” que é recheado de humor e músicas de domínio público e outras de autoria do grupo.

1Redes-Cobrindo Histórias
Este espetáculo é composto por duas histórias indígenas que destacam a importância da rede – de dormir e de pescar – nessas culturas . A primeira “A lenda da mandioca” é uma narrativa de origem Guarani. A segunda “Kahukura e as Patupaiarehe” conta como o povo Maori, da Nova Zelândia, aprendeu trabalhar com as redes de pescar.
1Roda de Histórias
Classificação: Livre

Este espetáculo apresenta parte do repertório gravado no CD homônimo lançado em 2003.

Livre No repertório, “ O pequenino Grão de areia” e A surpresa da Princesa”.

1Tesouros de Outros Ouros
Classificação: Livre

A proposta desta roda de histórias é mostrar como cada um pode encontrar seu próprio tesouro e este tesouro, é o que cada um realmente valoriza para si. Sempre há tempo para mudar, pois o tempo é rei. Fazem parte deste espetáculo as histórias: “Tesouro de Outros Ouros” e “Sementes, Flores e Confusões”
1O Leão Adamastor e Outros Bichos
Classificação: Livre

Depois de um incêndio no circo, o grande Leão Africano Adamastor desapareceu e ninguém sabe pra onde ele foi. E é nesta fuga em que ele vai atrás de seu grande sonho, voltar para a África. Além desta grande aventura, esta roda de histórias traz confusões e emoções de muitos outros bichos que conhecemos e fazem parte do imaginário infantil.

1Reis e Princesas Como Você Nunca Viu
Classificação: Livre

Um Rei com uma nuvem escura na cabeça, que vive de cara fechada e princesas que soltam pum!!! Uma divertida roda de histórias que mostra que até os mais nobres membros da realeza podem ser comuns e cheios de defeitos!

Trazemos a história "Até as princesas soltam pum" do Illan Brenman e o divertido "Tartufo" de Eva Furnari.